Treviso é destaque na realização do teste do pezinho
Mais uma vez as boas práticas da Secretaria de Saúde de Treviso renderam reconhecimento ao município. Desta vez, a pasta foi destaque na execução do teste do pezinho, sendo que o município atingiu 100% de aproveitamento das coletas no tempo oportuno, manejo e transporte adequado dos materiais até a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe).
O reconhecimento foi concedido pela Coordenação Estadual da Triagem Neonatal em Santa Catarina. Na Amrec, somente Treviso e Siderópolis atingiram 100% de aproveitamento nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Para atingir o percentual, a Secretaria de Saúde de Treviso adotou estratégias para melhorar a execução dos testes, como no envio dos materiais. A Coordenadora da Imunização e responsável pelo teste do pezinho, Nair Mazon Bett, falou sobre os benefícios do teste e da importância do processo adequado.
“Esse serviço de qualidade representa mais segurança para a população, como um diagnóstico precoce e um resultado mais preciso ”, disse. O teste do pezinho identifica no recém-nascido doenças como: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.