Novo documento de identidade catarinense pode ser emitido em Treviso
O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Instituto Geral de Perícias (IGP), passou a emitir um novo documento de identidade com número único. O modelo, pioneiro no Brasil, unifica o RG e o CPF do cidadão.
Com o novo modelo, o sistema de identificação torna-se mais seguro e coíbe fraudes. Além da possibilidade de inserir mais informações, como o Título de Eleitor, CNH, PIS/PASEP, tipo sanguíneo e fator RH, por exemplo.
O novo documento tem validade legal em todo Brasil, além de ser aceito nas fronteiras dos países do Mercosul. A emissão do modelo com número único não é obrigatória.
Como fazer o novo modelo?
Para solicitar o novo documento é necessário entrar em contato com a Delegacia de Polícia Civil de Treviso, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, por meio do telefone (48) 3469-0178, para fazer um agendamento prévio.
O que é necessário para fazer o novo documento?
– Certidão de nascimento para solteiros e certidão de casamento para casados e/ou divorciados/viúvos, atualizadas e com as devidas averbações;
– Número do CPF;
– Comprovante de residência;
– Taxa no valor de R$ 44,79 para segundas vias e gratuidade para primeira via no estado;
Crianças que possuem o CPF na certidão de nascimento também podem solicitar o novo modelo. No entanto, as pessoas que não possuírem CPF devem solicitá-lo junto à Receita Federal e seus conveniados (cartórios, correios, Banco do Brasil e caixa econômica federal).
O primeiro morador de Treviso a emitir o novo modelo foi o aposentado Zelindo José Piacentini, de 76 anos. “A proximidade facilitou muito para fazer o documento”, disse.
Investimento do Executivo
Os equipamentos utilizados para a emissão do novo modelo foram adquiridos com recursos próprios do Executivo. Foram investidos mais de R$12 mil para aquisição de câmera fotográfica, computador, leitor biométrico e outros itens. Além do treinamento de colaboradora da Administração que atua na Delegacia.